Star Wars Battlefront II e o Universo Expandido

Como a campanha principal se conecta com o Universo Expandido

Isabella Alves
5 min readJan 11, 2018

Em 2012, quando a Disney comprou a LucasFilm, muitos fãs foram surpreendidos não apenas com o anúncio de uma nova trilogia de Star Wars, mas também com o comunicado de que o universo expandido sofreria um reboot. Esqueçam tudo o que havia sido criado até 2012, estes agora recebendo o selo Legends. Star Wars, então, se renovou. Ninguém mais sabia o que esperar para preencher lacunas que há muito já haviam sido preenchidas. Com o novo filme a caminho, pouco se revelava sobre os eventos que antecederam o mesmo. Então O Despertar da Força veio e com ele dezenas de perguntas. Era um abismo de 30 anos entre O Retorno de Jedi e a nova trilogia e trazer essas respostas acabou se tornando a missão do novo Universo Expandido.

Abrangendo as mais diversas mídias como séries animadas, livros, HQs e games, podemos definir o UE em uma única palavra: rico. E é devido a toda essa riqueza que por diversas vezes é comum ficarmos perdidos na linha do tempo da saga. Com o lançamento do game Battlefront II, novos eventos são adicionados ao novo cânone, e sua história, considerada por alguns jogadores como rasa, se torna muito mais rica quando associada ao que já existe no UE. O objetivo desse artigo é apresentar alguns acontecimentos desse período de uma maneira que não atrapalhe a experiência daqueles que irão jogar, mas querem conhecer um pouco do plano de fundo da galáxia, tanto daqueles que já finalizaram a campanha e desejam se aprofundar um pouco mais.

Atual timeline do Universo Expandido. Maiores detalhes aqui. Créditos: Reddit

Cronologicamente falando Battlefront II tem seu início durante os momentos finais do Episódio VI — O Retorno de Jedi, já explicando pequenos detalhes sobre a Batalha de Endor e o ataque surpresa à Aliança Rebelde, a qual acreditava que a segunda Estrela da Morte não estava operacional. Acompanhamos a protagonista do game, Iden Versio, vivenciando ao lado do Inferno Squad os eventos finais do filme. É a partir daí que surge uma conexão com a minissérie dividida em 4 HQs intitulada Império Despedaçado.

Lendo a HQ antes de dar início a campanha principal ajudará os jogadores a terem uma pequena noção de como a galáxia se encontra após a morte do Imperador e ainda compreenderem alguns eventos do game. Aos mais curiosos, Império Despedaçado anda de mãos dadas com Battlefront II até o Capítulo VI — Realeza. É interessante observar que apesar de possuírem alguns eventos semelhantes, em nenhum momento eles deixam de ter suas histórias individuais, funcionando, no final, uma como complemento da outra.

As edições que compõe a minissérie Império Despedaçado.

A partir do Capítulo VII, após um salto de 6 meses dentro do jogo, já entramos nos eventos que envolvem uma trilogia de livros chamada Aftermath. Seus respectivos volumes são Marcas da Guerra, Dívida de Honra e Fim do Império, todos lançados no Brasil. Resumidamente e para evitar spoilers, a trilogia narra os acontecimentos envolvendo o estabelecimento da Nova República e a tentativa do Império de ressurgir das cinzas culminando até a famosa Batalha de Jakku. Não é necessário ler a trilogia para poder aproveitar 100% do jogo, mas há um evento interessante de se mencionar: Han e Chewie decidem ir atrás de uma maneira de libertar Kashyyyk, planeta natal dos wookies, que está diretamente ligado com o Capítulo VII de Battlefront II.

Em Dívida de Honra vemos as consequências disso e em paralelo a esses eventos ocorrem os que jogamos, mas no geral esse livro não mostra nenhuma forte conexão com o game. Chegamos então em Fim do Império. Nele acompanhamos os eventos que desencadeiam a Batalha de Jakku e em uma das cinematics do jogo ouvimos um nome bastante presente na trilogia Aftermath: Galius Rax. Há também uma menção a Almirante Rae Sloane, outra personagem da trilogia, logo no começo do jogo durante a Batalha de Endor. A Batalha de Jakku, até o momento, já foi retratada no universo expandido três vezes: nas duas já mencionadas acima e no livro Estrelas Perdidas. O mais interessante é que em nenhuma delas os personagens se repetem e vemos diferentes cenários do combate através deles, o que mostra o quão grandiosa e decisiva ela foi.

Os livros da trilogia Marcas da Guerra.

Após isso, Star Wars entra em uma espécie de limbo. Atendo-se aos eventos do jogo, saltamos algumas décadas e chegamos a momentos antes de O Despertar da Força. O jogo utiliza seu último capítulo da campanha para estabelecer uma conexão com a nova trilogia e assim dar abertura para a DLC. É nele que acompanhamos Kylo coletando informações sobre o paradeiro de Lor San Tekka e o mapa para encontrar Luke Skywalker. Desse ponto em diante somos apresentados a DLC que revela detalhes sobre o projeto Resurrection e sua ligação direta com o desaparecimento de crianças, assim como o exército da Primeira Ordem. Todo seu desenrolar é durante o Episódio VII, portanto alguns eventos do filme irão fazer uma participação especial entre as missões. E para encerrar, descobrimos como a Resistência conseguiu algumas informações bem importantes que os ajudam em eventos mostrados logo no começo do Episódio VIII — Os Últimos Jedi.

Por fim, Battlefront II possui uma história em sua essência simples, mas que quando complementada com o grandioso Universo Expandido acaba se tornando mais interessante. O final de Resurrection deixa um gostinho de quero mais, além da oportunidade de criarem algo que tenha um belo gancho com o futuro Episódio IX. Resta torcer para que os roteiristas saibam aproveitar isso.

Iden Versio, protagonista da trama de Battlefront II.

Originalmente publicado em alvanista.com em 11 de Janeiro de 2018.

--

--

Isabella Alves

28 | Analista de suporte que tem como hobby escrever sobre uma das coisas que mais ama: games.